Como fazer um formulário de encomendas

16 de jan. de 2013 | | |

Piimentiinha Crazzy 

Clique Em Leia Mais E Confira
Vou dividir o tutorial em três partes:

1ª parte: Se cadastrar no site.
2ª parte: Fazer o formulário.
3ª parte: Salvar o formulário.
-- Primeiro, vamos entrar no site. O site que eu uso é o JotForm, mas existe outros sites também, mas o que eu acho mais fácil de mexer é esse que eu uso. Clique aqui para acessá-lo.

Irá abrir uma janela exatamente assim: (Clique para ampliar)
Ignore o que tá escrito em roxo e vermelho! Assim que entramos no site já é possível fazer o formulário, mas eu recomendo que se cadastre no site primeiro porque assim seu formulário será salvo.

Se você já é cadastrado no site pule a etapa "Se cadastrar", entre na sua conta clicando "LOGIN" e  vá direto para a etapa de fazer um formulário.

Se cadastrar: Para se cadastrar você clica em "SIGN UP" e invente um nome de usuário pra você (o meu nome de usuário é ManiaDeBG), coloca seu e-mail (um e-mail que você usa e que lembre a senha porque o e-mail é realmente útil), coloque a senha e repita ela novamente em "Confirm Password".

Se tiver dúvida olhe na imagem abaixo. (Clique para ampliar)
Se tiver dado tudo OK e tiver aparecido tudo VERDE e com sinal de certo como mostra a imagem abaixo (clique para ampliar), clique em "Create My Account" e entre na sua conta. Se embaixo do nome de usuário aparecer uma escrita em VERMELHO é porque o nome de usuário já esta em uso, então terá que inventar outro. 


Fazer um formulário: Assim que acabar de se cadastrar vai abrir uma janela igual a imagem abaixo, só que  lógico sem as edições que eu fiz pra vocês entenderem. É no espaço em branco que vocês vão fazer o formulário! 

Olhe na imagem abaixo e entenda melhor. (Clique para ampliar)



A primeira ferramenta é a do Cabeçalho. É onde você coloca o título do formulário e se você quiser um subtitulo também. Aconselho que use no começo do formulário.

A segunda ferramenta é a Caixa de Texto. Ela é aconselhável quando a resposta da pergunta que você vai fazer for pequena.

A terceira ferramenta é a Área de Texto. Essa já é usada quando a resposta for maior e quando voc~e quer mais detalhes.

A quarta ferramenta é o Menu Suspenso. Essa ferramenta eu não uso porque eu prefiro usar o Botão Radial. Mas o Menu Suspenso é usado quando você vai fazer um e-mail ou uma rede social e te perguntam qual é a data do seu aniversário (é usado quando te perguntam qual o mês você nasceu).

A quinta ferramenta é o Botão Radial. Essa ferramenta é usada quando você tem que escolher uma só opção no meio das outras (eu lembrei das provas da Dona Gatinha, mas ok).

A sexta ferramenta é a Caixa de Seleção. Ela é igual o Botão Radial só que onde você tem que marcar a opção é quadrada e não redonda. Alias, tem uma diferença: nela você pode marcar mais de uma opção.

A sétima ferramenta é a de Carregar Arquivo. Ela serve para que as pessoas que vão preencher o formulário tenha a chance de pegar um arquivo que está salvo no computador dela.

A oitava ferramenta é o Botão de Enviar. Assim que a pessoa apertar esse botão ela enviará o formulário pra você. Aconselho o uso no final do formulário.

* Em cada ferramenta tem as suas propriedades e você pode "editar" as ferramentas do jeito que você quiser. Se eu for falar uma por uma esse tutorial nunca terá fim. Aconselho que você siga o tutorial com o site aberto porque do contrário você pode não entender nada do que esta no tutorial.

As imagens abaixo são do formulário que eu fiz! (Clique para ampliar)


Tem como você mudar o tamanho e a cor da letra do formulário e tem como trocar a cor do fundo também! 
Mas isso é mais fácil e vocês podem descobrirem sozinhos como muda.

Vamos a terceira e última etapa: Salvar o formulário. É a parte mais fácil! HAHAHAHAHA

Salvar o formulário: Clique em Salvar. Olhe na imagem abaixo. (Clique para ampliar) Depois de salvo clique em Visualizar para você pegar o link do seu formulário!


Logo que clicar em Visualizar vai abrir uma janela como essa:


O que está grifado de amarelo na imagem acima é o link do seu formulário. Prontinho! Agora é sua colocar o link do seu formulário na página de encomenda do seu blog e pedir pros leitores encomendarem muito!
Se quiser ver como ficou o seu formulário clique onde tá circulado de verde (Abrir em nova guia).
Agora para ver se recebeu encomendas é só fazer login no site e verificar se ouve envios pra você.
E sabe aquele e-mail que vocês colocaram quando foram se cadastrar?? Então, toda vez que receber um envio do formulário você receberá um e-mail.

Obs: Em alguns computadores o site dá erro. Eu não sei porque isso acontece! No meu nunca aconteceu. Se no seu acontecer tente outro site ok?
Creditos:Laura/Mania De Bg




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oiie Deixe Aqui Seu Recadinho E Leia As Regras Para Não Cometer Nenhum Erro Ok. U.U

Regrinhas:
-Comente sobre a postagem
-Não xingue ninguém.
-Não Pegar nada sem avisar
-Se Comentar,Deixe A Url Do Seu Blog,Para Que Podemos Retribui A Visita.
-Qualquer Duvida Leia A F.A.Q

Agora Pode Comenta O Post..'